Receba $ 10.000 grátis para a conta DEMO

As principais diferenças entre a conta de prática e a comum

Já parou para pensar que negociando na conta de prática tudo parece um mar de flores? Você vai bem nos resultados, os retornos são satisfatórios e tudo parece absolutamente perfeito. Geralmente, tudo parece mais simples, até mesmo as perdas não são significativas e você parece ir de vento em popa nas suas negociações. Acontece que na conta real isso não ocorre com frequência, o que pode deixar os traders iniciantes um bocado frustrados de início. Afinal de contas, você sabe quais são as maiores diferenças entre a conta de prática da conta comum?

Os fundos na conta para prática são de graça

Talvez esse seja um fator que você não tenha levado em consideração. Apesar de ser óbvio, muita gente não ousa parar para pensar sobre o fato de que negociar com um dinheiro que não é realmente o seu é muito mais fácil, afinal, você não se dá conta das perdas porque elas não doem realmente no seu bolso. Na sua conta de prático, você é munido com fundos ilimitados para poder negociar o quanto quiser sem se preocupar com o impacto das perdas nos seus recursos financeiros.

É necessário ter muita atenção para se policiar quanto ao cuidado com os recursos da conta de prática como se fosse dinheiro real. Apesar de que todas as ferramentas da plataforma continuem sendo as mesmas, é muito fácil se deixar levar pelo dinheiro virtual e arriscar mais do que você deveria. As possibilidades de perda e ganhos são praticamente as mesmas em ambas as contas, a única diferença é que você utiliza dinheiro real para negociar em uma conta comum.

Os fundos de sua conta de prática são negociados em maiores quantidades

Por possuir um capital ilimitado na sua conta de prática, geralmente você opera uma grande quantia de valores de uma vez só sem se preocupar com os seus fundos. Quando você realiza negociações de valores superiores, normalmente você espera ter grandes retornos, o que realmente pode vir a acontecer. Ao negociar com altas quantias, você se sente como se tivesse o poder em suas mãos, mesmo que esses recursos não sejam de verdade, há uma sensação de satisfação presente nesse processo. Sentimos um certo prazer ao ver os retornos exorbitantes e nos empolgamos de maneira real.

Se você quer tonar as transações mais realistas quando estiver utilizando a sua conta de prática, tente começar negociando valores menores. Isso pode treinar o seu cérebro a se acostumar com a sua quantidade real de fundos e não criar altas expetativas o tempo todo sobre as negociações na sua conta real. Além de que essa prática pode te dar uma visão mais verdadeira dos seus retornos na plataforma.

Uma negociação com dinheiro real pode ser impactante

Ao negociar com os fundos da conta de prática, você se sente confortável para se arriscar sem medo e negociar com quantias exorbitantes, afinal, o dinheiro sempre retorna para ela no final. E quando você perde, você não sente receio por perder um dinheiro que não é real e muito menos seu de fato. Mas ao migrar para sua conta comum e começar a negociar valores com os seus recursos, sempre há aquele medo de perder no fim das contas. O dinheiro real desperta muito mais emoções conflitantes em nós porque as perdas serão reais de fato, isso tende a nos deixar muito mais apreensivos sobre as negociações realizadas e nos faz ter certa cautela ao investir.

É difícil controlar os sentimentos quando se dá de cara com a possibilidade de perda, mas o trader tem de se acostumar a isso. Perder é parte do processo, por isso é necessário ter um bom gerenciamento de riscos para se manter firme nos negócios sem se deixar levar pelas emoções. A grande diferença entre a sua conta de prática e a sua conta comum é como você encara as negociações, você tem sido racional da hora de investir os fundos ou está se deixando levar pela sensação de conforto? Tente treinar o autocontrole na conta de prática a princípio, isso pode ajudá-lo a não se desesperar em frente a aversão às perdas reais.

Termos Relacionados

Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros. Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.