Receba $ 10.000 grátis para a conta DEMO

Descubra como negociar os ativos em desvalorização

Sabemos que o ponto fundamental das negociações e prever as variações de preços durante um certo período de tempo, e com isso, a maioria dos traders do mercado se contentam a trabalhar apenas transacionar os ativos que estiverem em subida. De fato, o valor dos ativos está diretamente relacionado ao comportamento do mesmo, por isso as posições adquiridas são mais comuns. Os traders tendem a comprar mais ativos do que vender, mas saiba que vender pode acabar se tornando uma boa chance para quem quer investir nesse quesito.

Venda a descoberto

Quando um trader investe na posição de venda, isso quer dizer que está investindo recurso na especulação de que o preço vá cair e dessa forma espera lucrar com o retorno. Chamados de bears, os traders que costumam investir na venda de ativos quando a posição está em baixa, fazem desse o seu mercado satisfatório.

Esse processo é comumente chamado de venda a descoberto, e está acessível por meio de diferentes ativos oferecidos pelas plataformas. Geralmente, quando um trader deseja realizar a venda de ações a descoberto ele deve fazer um empréstimo de tais ações para que em seguida possa as vender esperando que o preço continue a despencar. Assim que o valor do ativo cair, o negociador realiza a compra daquelas ações em um valor muito mais baixo e as retorna ao fiduciário.

Nas negociações por meio de CFD, o negociador não tem necessidade de possuir os ativos em mãos para negociar, já que ele fatura especulando a oscilação de preço de um ativo. Desta forma, os traders podem negociar a quantidade de posições que quiserem, tendo seus riscos significativamente restringidos ao preço investido naquela negociação.

Quando devo fazer uma venda a descoberto?

Saber quando se deve ou não realizar uma venda a descoberto pode depender do comportamento de um determinado ativo e nas suas estratégias na hora de negociar. Um trader deve se manter atento ao comportamento do ativo negociado e saber o momento correto de fechar a negociação para que limite os seus riscos.

Se você pretende saber quando deve ou não vender a ação, primeiramente precisa escolher qual tipo de análise você fará no gráfico para saber o momento certo de fazer uma venda. Você pode fazer uma análise técnica ou fundamental a fim de estabelecer padrões e estratégias possíveis naquele momento. Vender uma ação a descoberto exige que o trader tenha algum controle sobre o comportamento do ativo, assim como deve estabelecer um critério de stop loss para evitar possíveis perdas futuras.

Venda a descoberto na plataforma da IQ Option

Para realizar uma venda, primeiramente você deve escolher o tipo de ativo que está prestes a negociar. Em seguida, estabeleça o valor que você deseja investir de acordo com os seus recursos na plataforma. O segundo passo, é selecionar um multiplicador. Ao selecionar um multiplicador para vender, o valor que você investe é multiplicado pelo valor do multiplicador escolhido, mas preste bastante atenção, ao utilizar essa função você aumenta as possibilidades de retorno, assim como também aumenta o risco de perdas, então esteja ciente ao ativar esse recurso.

Agora, defina um critério de Take Profit e de Stop Loss para que você não perca o controle sobre as suas negociações. Assim, caso haja algum imprevisto no comportamento de um ativo, a negociação fechará automaticamente e restringirá o seu risco de ter altas perdas de recursos investidos.

Venda a descoberto na plataforma da IQ Option

Para finalizar, clique no botão "vender" para que a negociação seja aberta. Após clicar em vender, você pode deixar com que a negociação permaneça ativa pelo período que desejar, optando por fechá-la manualmente ou automaticamente. Também é possível abrir uma ordem atrasada ao clicar sobre o botão de "comprar a", que possibilita que você compre ou venda.

Em suma, vender a descoberto pode ser uma abordagem interessante para muitos traders hoje em dia, há várias formas de negociar ativos na IQ Option, e a possibilidade de negociar ativos na alta e na baixa é uma delas. Apesar se ser vantajosa, essa abordagem pode ser um tanto arriscada, portanto cabe ao trader estabelecer uma boa gestão de riscos para se manter na ativa.

Termos Relacionados

Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros. Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.