Receba $ 10.000 grátis para a conta DEMO

Impeça os erros de negociação por meio dos padrões psicológicos

Na maior parte do tempo andamos por aí com o nosso piloto automático ligado, não prestamos atenção nas nossas simples ações do dia a dia e só seguimos com a nossa rotina sem nos atentar ao nosso comportamento. De fato, seria um tanto estressante se tivéssemos de pensar a cada respirada, a cada passo que nos movimentamos diariamente, então, para facilitar o processo, nosso cérebro funciona a base de padrões comportamentais que nos guiam pela nossa vida.

Certamente, muitas das vezes não notamos que estamos apenas executando um determinado padrão comportamental e, em alguns casos, agimos por influência deles e não nos atentamos a detalhes importantes. Quando estamos imersos no mundo das negociações não é diferente, deixamo-nos guiar pelos padrões comportamentais criados pela experiência e esquecemos muitas vezes de certas decisões são guiadas por meio desses fatores. É claro que isso pode afetar diretamente e forma como você negocia, talvez muito mais do que você possa imaginar.

Aversão a perda

Seja você um trader experiente ou iniciante, você já deve saber que perder faz parte do processo. Sim, afinal, não é possível acertar uma previsão 100% das vezes, é natural que em algum momento durante as negociações você venha a perder. O que acontece com muitos traders é o medo excessivo de perder uma negociação, o que geralmente resulta em agir por impulso. Ao invés de aceitar a perda e partir para próxima, muitos traders continuam a insistir no erro na esperança de ter um bom resultado.

É claro que certamente ninguém gosta de perder e, na cabeça de um trader, ele precisa agir rápido para reverter a perda em ganho o quanto antes. Acontece que isso se trata de um reflexo natural do ser humano, nós tendemos a brigar com um resultado ruim afim de conseguir algo em retorno. No entanto, algumas vezes devemos apenas aceitar que perdemos e seguir em frente sem nos apegar. Para lutar contra a aversão a perda, um trader pode fazer uso das ferramentas de gerenciamento de risco presentes na plataforma para se sentir mais seguro, mas mesmo assim deve entender que perder faz parte do processo.

Tendência ao que é de fácil alcance

Na maioria das vezes, nossa mente nos faz acreditar que temos todas as respostas ao alcance e que não precisamos de mais informações para concluir uma ideia. Isso acontece porque nossa mente é preguiçosa e possui uma certa inclinação ao caminho mais fácil, assim, ela nos faz crer que o que temos é o suficiente e pega isso como verdade universal.

Nas negociações isso não é muito diferente, vemos muitas das vezes os traders errando por conta de sua vivência. Ao encontrar uma estratégia ou técnica, o trader tende a colocar em prática nas suas negociações, e ao ver que está perdendo diversas vezes, sua mente lhe diz que é uma péssima ideia já que aquela técnica não é eficiente. Isso não quer dizer que determinada técnica ou estratégia é sempre ruim, mas seu cérebro o fará crer que é uma péssima ideia utilizá-la de fato.

Acreditar cegamente no seu conhecimento imediato pode ser um erro comum, não se baseie apenas na experiência recente adquirida na hora de negociar, estude um pouco mais os indicadores e estratégias antes de se convencer automaticamente de que não é conveniente para você.

Grandes expectativas

Muita gente começa no mundo das negociações esperando ganhar rios de dinheiro imediatamente sem muito trabalho, no entanto, essa não é a real situação do mercado de opções. É necessário muito estudo sobre as ferramentas de trabalho, técnicas adequadas e possíveis estratégias para obter um bom retorno. Afinal de contas, esse é um trabalho árduo como qualquer outro e exige muita paciência e perseverança. Você vai precisar colocar algum esforço nisso se pretende fazer um bom resultado, mas não crie grandes expectativas em cima das suas negociações.

Não basta apenas entrar no painel de negociações e soltar previsões sem saber o que está fazendo, é necessário que haja um estudo sobre os ativos e sobre o próprio gráfico. Além disso, é importante ter em mente uma boa estratégia para saber quando entrar e quando sair.

Definir objetivos claros pode ser uma maneira interessante se lidar com essa ansiedade por altos retornos financeiros. É preciso manter os pés no chão na hora de traçar bem os seus objetivos, apesar de não ser impossível obter altos resultados, é extremamente raro conseguir isso de cara. Muitos traders caem no erro de investir todos os seus fundos em uma só transação de uma vez na tentativa de ganhar um bom resultado, e na maior parte das vezes isso não termina bem. É imprescindível ser mais realista em relação aos futuros ganhos, você não vai obter mundo e fundos no primeiro dia, então tenha calma.

Termos Relacionados

Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros. Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.